Atividades lúdicas contribuem para o desenvolvimento infantil


Atividade Lúdica é toda e qualquer animação que tem como objetivo proporcionar prazer e entretenimento a quem pratica. Além de servir para o desenvolvimento de habilidades específicas. Como por ex., a linguagem, socialização e coordenação motora.

Na educação Infantil podemos comprovar a influência positiva das atividades lúdicas em um ambiente aconchegante, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças.

Segundo a educadora de jogos cooperativos Érika Pires, a partir dos jogos lúdicos as crianças podem expressar, assimilar conhecimentos e construir a sua realidade, “Existe um amplo caminho que a gente segue pra ver a questão do desenvolvimento da criança. Acho que o maior laboratório do educador e de qualquer pessoa que convive com a criança é o momento da brincadeira, que mostra realmente aquilo que ela é. Isso vale não só para as crianças, mas para todos nós, adultos também. O momento de jogar, brincar, que você mostra todas suas capacidades, além do desenvolvimento cognitivo, psicossocial, essa interação com o meio e com a sociedade”.

São vários os benefícios das atividades lúdicas, porém mais importante do que o tipo de atividade lúdica é a forma como é dirigida e como é vivenciada. E principalmente o porquê de ser realizada.

Para a psicóloga Luciana Stoppa, a falta de liberdade e a repressão repercutem negativamente, no que diz respeito ao estímulo da atividade espontânea, característica fundamental para o desenvolvimento, “Eu acredito que o jogo possibilita para a criança o desenvolvimento das habilidades de socialização, quando a criança brinca, ela aprende a negociar, a expressar seus pensamentos, a discordar, a respeitar a opinião do outro, a dividir o espaço com outras crianças, essas são regras fundamentais pra essas crianças viverem em sociedade. Além dessas habilidades de socialização, a gente não pode descartar o benefício dos jogos pedagógicos que podem ser utilizados para desenvolver habilidades específicas. Habilidades conceituais, de números, de coordenação motora que se trata de um recurso muito importante que os educadores podem utilizar com as crianças. É um recurso que as crianças no geral apreciam muito”.

Toda criança que participa de atividades lúdicas, adquire novos conhecimentos e desenvolve habilidades de forma natural e agradável, que gera um forte interesse em aprender e garante o prazer.

Cristiane Sampaio

About these ads

Deixe o seu comentário

Filed under Uncategorized

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s