Centro Social atende mais de 500 crianças do Complexo Parque Ribeirão Preto


Fundado em outubro de 2002, o Cesomar – Centro Social Marista – já é reconhecido como uma instituição social / educacional não formal de ponta.

 O envolvimento de seus profissionais com as comunidades atendidas e com questões relativas à formulação e integração de políticas públicas em defesa da infância e da adolescência, já garantiram diversas manifestações públicas e oficiais de reconhecimento. “Hoje não posso afirmar como o Cesomar mudou a vida da comunidade local porque ainda não temos dados concretos sobre isto, mas com certeza trouxe uma diferença e contribuiu de alguma forma na melhora dos educandos. O dado que temos é que em 6 anos de existência do Centro, atendendo cerca de 2 mil crianças e jovens, somente 20 meninos foram encaminhados a Febem”, afirma Carlos Alberto Cordeiro de Sá Filho.

Os seus 4 mil m² de construção são distribuídos em: uma biblioteca com acesso livre à Internet, um anfiteatro com capacidade para até 200 pessoas sentadas, laboratórios de informática, salas de aula convencionais, galpões para oficinas, complexo poliesportivo, cozinha-oficina industrial, refeitório, entre outros. Todas as ações educacionais do Cesomar são oferecidas gratuitamente à população do complexo Parque Ribeirão Preto, que inclui: a Cohab Adão do Carmo, o Jd. Centenário, o Jd. Progresso, o Jd. Branca Salles, o Jd. Marchesi, o Jd. Maria da Graça e o Parque Ribeirão Preto. Nessa área de alta vulnerabilidade social e familiar predominam as classes C, D e E, com uma população de aproximadamente 55 mil habitantes. Metade desse número é formada por crianças e adolescentes à beira da exclusão social. “Gosto do Cesomar por causa das brincadeiras, a equipe de educadores, a vegetação, as árvores e a segurança que temos aqui. Além disso, eles tiram as crianças da rua”, diz o educando Raí Souza de Oliveira, de apenas 9 anos.

 Atualmente, mais de 500 crianças são atendidas no Cesomar. São oferecidos serviços pedagógicos que propiciam o incentivo à leitura e a produção escrita, a arte-educação, a profissionalização técnica e a formação de crianças, adolescentes e jovens. Além disso, adultos também são atendidos em projetos que visam à capacitação profissional. “O Setor Pedagógico dentro de uma instituição seja ela formal ou não formal é muito importante para o acompanhamento e participação efetiva dos educandos dentro das oficinas planejadas, uma vez que são desenvolvidas pensando nas mais variadas habilidades que podemos desenvolver no indivíduo seja ela cognitiva, afetiva e social. Tornando o processo pedagógico cada vez mais latente buscando construir valores humanos”, comenta Rafael Gila Gomes.

O Serviço Social do Centro também é fundamental para o pleno desenvolvimento dos educandos. De acordo com a assistente social do Cesomar, Angelita Márcia Lança, o serviço social da unidade atua com o propósito de orientar, acompanhar, estimular e promover a garantia de acesso aos direitos da população usuária em relação aos serviços prestados, assim como às demais políticas públicas.

“Exercemos um papel de mediador entre comunidade e Unidade, buscando através da intervenção profissional no âmbito da Questão Social, a promoção humana e social da demanda, bem como a transformação da realidade sócio-histórica apresentada”, diz Angelita. O Centro oferece diversos tipos de programas e serviços dependendo da faixa etária do educando. O “Pequeno Cidadão” é destinado às crianças de 6 a 10 anos de idade; o “Arte-educação” para crianças e adolescentes de 11 a 14 anos; o “Ação Jovem” para adolescentes de 15 a 17 anos; e o “Aprendizagem Profissionalizante” para educandos entre 14 e 17 anos. Este último programa é uma parceria direta com o Senai e promove a aprendizagem na área de Administração por meio do curso de Assistente Administrativo.

Para estar no Cesomar, o educando precisa obrigatoriamente freqüentar a escola formal e sua família deve acompanhar de perto seu desenvolvimento.

Cristiane Sampaio

Deixe um comentário

Filed under Uncategorized

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s